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Curso

Recomeço e reconstrução das práticas
de ensino no arrefecimento da pandemia.

Flávia Moreno

Flávia Moreno
Sala dos Professores | Flávia Moreno & Isabel Biondi |
Sala dos Professores | Flávia Moreno & Isabel Biondi |

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Sala dos Professores | Flávia Moreno & Isabel Biondi | Convidado: Marcelo Fusco

Sala dos Professores | Flávia Moreno & Isabel Biondi | Convidado: Marcelo Fusco

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Transmissão ao vivo de Flávia Moreno

Transmissão ao vivo de Flávia Moreno

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Professoras do curso: Isabel Biondi

Professoras do curso: Isabel Biondi

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Investimento R$ 179,80
Formato - Online | 20 horas | 8 aulas em vídeos + E-book + Podcasts
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Valores

  • respeito pelos diferentes saberes

  • amor pelo ato de ensinar e de aprender

  • compromisso com a ciência e a práxis docente

  • ética e empatia no trato com as pessoas

 

Missão

Contribuir com a Educação Básica por meio da formação pedagógica de professores, gestores e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Articular os achados científicos com a experiência docente construída no cotidiano da sala de aula, visando fortalecer a potência do professor e a capacidade de aprendizagem do aluno. 

Ressignificar o histórico naturalizado de baixo desempenho e fracasso escolar, investindo na capacitação dos profissionais da educação, destaque do repertório de conhecimento existente, mapeamento dos saberes dos alunos, plano de intervenção customizado, acompanhamento e retroalimentação do fluxo, utilizando as ferramentas tecnológicas para a inovação das práticas pedagógicas e suporte aos quatro pilares da educação, segundo a UNESCO: aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

 

Visão

Tornar-se referência na formação pedagógica de professores, tanto na rede de ensino pública quanto privada, enquanto empresa fomentadora de ideias, desenvolvimento de recursos intelectuais e possibilidades de ação. Reconhecida pela expertise de seu corpo técnico e resultados alcançados. 

 

Professoras Fundadoras 

  • Isabel Cristina Dias Lombardeiro Biondi 

Pedagoga com larga experiência na educação pública e privada, pós-graduada em Educação Infantil, Alfabetização e Metodologias Ativas para a Educação,  autora de material didático-pedagógico, formadora de professores e gestores, ex-proprietária de escola, foi coordenadora das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Barueri na implantação do sistema de ensino remoto e Google For Education.

  • Flávia Moreno 

Professora de Educação Básica, Psicóloga, Doutora em Psicologia Educacional e Pós-Doutoranda em Avaliação Psicológica pela FPCEUC - Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade  de Coimbra/Pt.. Autora de material didático-pedagógico, formadora de professores e gestores, foi Secretária de Educação da Rede Municipal de Barueri na implantação do sistema de ensino remoto e Google For Education.

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Curso - (RE)COMEÇO E (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NO ENTRE MEIO (ARREFECIMENTO) DA PANDEMIA

Formato - On line 

Carga horária - 20 horas

Duração - 8 aulas / assíncronas

               - 4 encontros de 1h / síncronos (bônus de lançamento)

               - 4 Desafios para serem entregues 

               - Material Complementar - E-book

               - Material Suplementar - Podcasts

 

Por que fazer esse curso?

Esse curso foi pensado considerando o desafio que a pandemia e a repentina implantação das aulas remotas instalaram no contexto da educação formal. A educação brasileira já não estava numa situação confortável, conforme os dados das avaliações internacionais e nacionais demonstravam e o advento da pandemia impôs ainda outras situações, que requerem o esforço de todos os profissionais da área e da sociedade em geral em seu enfrentamento. Dessa maneira, entendemos que essa seja nossa contribuição, subsidiar o professor, que está na frente dessa empreitada, que é assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes apesar dos pesares.
 

Conteúdo Programático

Aula N. 01 - Inaugural

  • Isabel Cristina Dias Lombardeiro Biondi / Flávia Moreno

 

Tema: AVALIAÇÃO COMO BÚSSOLA E MAPA

Roteiro - Parte I - Ensino Fundamental / Parte II - Educação Infantil

 

  1. Por que, para que, quando e como avaliar?

  2. Tipos de avaliação 

  3. Funções da avaliação

  4. Mapeamento dos saberes

  5. Intervenção

  6. Acompanhamento

 

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Aula N. 02

  • Elvira Souza Lima

Pesquisadora do desenvolvimento humano, neurocientista, musicista, antropóloga. Autora de vários livros e palestrante em diversos países, Doutora pela Sorbonne, Paris e Pós-doutorado na Stanford University, EUA. Dentro de suas inúmeras pesquisas traz o desenvolvimento neurológico da criança e suas implicações pedagógicas.

 

Tema - ALFABETIZAÇÃO NO "ENTRE MEIO" DA PANDEMIA

 

Roteiro 

  1. Considerações sobre a escrita

  2. Cérebro e escrita

  3. A experiência cultural e a escrita

  4. A experiência tátil com a escrita

  5. A experiência emocional da leitura e da escrita

  6. A prática pedagógica e os problemas de ensino

 

Aula N. 03 

  • Flávia Moreno

 

Tema -  A ONDA PANDÊMICA: IMPACTO EMOCIONAL

 

Roteiro

  1. Território emocional devastado

  2. Respostas reativas

  3. Afetividade X Cognição

  4. Status - Aluno

  5. Status - Professor

  6. Status - Gestor

  7. Estratégias de enfrentamento coletivo e individual

 

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Aula N. 04 

  • Isabel Cristina Dias Lombardeiro Biondi

 

Tema 1  - PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO I - Metodologias Ativas

 

Roteiro 

  1. O que são metodologias ativas para a educação?

  • Afinal, o que são metodologias ativas - princípios e fundamentos

  • Panorâmica das metodologias ativas  ancorada na aprendizagem ativa

  1. Aprendizagem Ativa: eixos fundamentais.

  • Fatores que contribuem para transformar o aluno em parceiros ativos da sua própria aprendizagem. 

  • Apresentação de cinco habilidades que conduzem a aprendizagem ativa, resultado do trabalho com as metodologias ativas. São elas: o olhar criativo, a interdisciplinaridade, as competências socioemocionais, o compartilhamento de saberes e o potencial do ensino híbrido.

 

Aula N. 05

  • Ronaldo Ferreira Negrão 

Mestre em Educação: Psicologia da Educação / Cursou Mestrado em Educação: História e Filosofia / Cursou Doutorado em Educação: Psicologia / Professor Universitário de 1982-2014 PUC-SP / Diretor pedagógico da Escola Planeta Terra - Cotia / Método co-interacionista. Assessoria para Rede Municipal de Educação do Município de Barueri na revisão, reconstrução e produção textual do currículo, assim como a organização da Base Curricular ancorada na BNCC nos anos de 2019 e 2020.

 

  • Tema - CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS CO-INTERACIONISTAS PARA A EDUCAÇÃO

 

Roteiro 

  1. Princípios do Inatismo

  2. Princípios do Idealismo

  3. Princípios do Interacionismo

  4. Fenomenologia

  5. Materialismo Dialético 

  6. Estruturalismo

  7. Pragmatismo

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Aula N. 06

  • Isabel Cristina Dias Lombardeiro Biondi

 

Tema  - PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO II - Ensino Híbrido 

 

Roteiro

  1. Ensino Híbrido - o que é ensino híbrido - o que não é ensino híbrido - conexões com o ensino remoto e com o ensino presencial

  2. modelo sustentado/modelo disruptivo

  3. Ferramentas digitais 

  4. Ensino Híbrido e a BNCC

  5. Cultura Maker - Educação mão na massa

  6. Documentação Pedagógica

 

Aula N. 07

  • Maira Costa

Bacharelado e Licenciatura, com Iniciação Científica - Fundação Santo André. Pós-graduação em Fundamentos da Matemática - pelo MATHEMA em parceria com a UNIFRAN. Pós-graduação em Gestão Escolar – pelo Instituto Singularidade. Tem experiência de mais de 23 anos como Professora da rede particular e pública de ensino, lecionando Biologia e Matemática para o ensino fundamental II e polivalente na educação infantil e ensino fundamental I. Atuou durante 3 (três) anos como Coordenadora Pedagógica na rede particular de ensino. / Já atuou como Coordenadora Pedagógica do Projeto Sementeira (beneficente). Foi formadora de professores e Assessora Pedagógica pela Mathema, ministrando cursos a mais de 12 anos em escolas de Educação Infantil ao 5º ano.

 

Tema - ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA 

 

Roteiro 

  1. O Brasil e seus resultados em avaliações em massa - Matemática

  2. Lacunas do ensino de matemática na formação inicial de professores

  3. Dificuldades apresentadas pelos alunos da Educação Básica 

  4. Estratégias de ensino de matemática

 

Aula N. 08

  • Flávia Moreno

 

Tema - PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

Roteiro

  1. Desafios da realidade da sala de aula diversa;

  2. Potencialidade e Limites da formação pedagógica;

  3. O papel do laudo médico mediante a deficiência do aluno;

  4. A flexibilização ou adaptação curricular;

  5. Deficiências sensoriais

  6. Deficiências motoras

  7. Deficiência intelectual

  8. Transtorno Globais do Desenvolvimento

  9. Transtorno de Aprendizagem

  10. Dificuldade de Aprendizagem

 

Certificação: Participação de 80% nas aulas.

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