Curso
Recomeço e reconstrução das práticas
de ensino no arrefecimento da pandemia.
Flávia Moreno
Sala dos Professores | Flávia Moreno & Isabel Biondi |
Sala dos Professores | Flávia Moreno & Isabel Biondi | Convidado: Marcelo Fusco
Transmissão ao vivo de Flávia Moreno
Professoras do curso: Isabel Biondi
Investimento R$ 179,80
Formato - Online | 20 horas | 8 aulas em vídeos + E-book + Podcasts
Valores
-
respeito pelos diferentes saberes
-
amor pelo ato de ensinar e de aprender
-
compromisso com a ciência e a práxis docente
-
ética e empatia no trato com as pessoas
Missão
Contribuir com a Educação Básica por meio da formação pedagógica de professores, gestores e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Articular os achados científicos com a experiência docente construída no cotidiano da sala de aula, visando fortalecer a potência do professor e a capacidade de aprendizagem do aluno.
Ressignificar o histórico naturalizado de baixo desempenho e fracasso escolar, investindo na capacitação dos profissionais da educação, destaque do repertório de conhecimento existente, mapeamento dos saberes dos alunos, plano de intervenção customizado, acompanhamento e retroalimentação do fluxo, utilizando as ferramentas tecnológicas para a inovação das práticas pedagógicas e suporte aos quatro pilares da educação, segundo a UNESCO: aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Visão
Tornar-se referência na formação pedagógica de professores, tanto na rede de ensino pública quanto privada, enquanto empresa fomentadora de ideias, desenvolvimento de recursos intelectuais e possibilidades de ação. Reconhecida pela expertise de seu corpo técnico e resultados alcançados.
Professoras Fundadoras
-
Isabel Cristina Dias Lombardeiro Biondi
Pedagoga com larga experiência na educação pública e privada, pós-graduada em Educação Infantil, Alfabetização e Metodologias Ativas para a Educação, autora de material didático-pedagógico, formadora de professores e gestores, ex-proprietária de escola, foi coordenadora das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Barueri na implantação do sistema de ensino remoto e Google For Education.
-
Flávia Moreno
Professora de Educação Básica, Psicóloga, Doutora em Psicologia Educacional e Pós-Doutoranda em Avaliação Psicológica pela FPCEUC - Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Coimbra/Pt.. Autora de material didático-pedagógico, formadora de professores e gestores, foi Secretária de Educação da Rede Municipal de Barueri na implantação do sistema de ensino remoto e Google For Education.
Curso - (RE)COMEÇO E (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NO ENTRE MEIO (ARREFECIMENTO) DA PANDEMIA
Formato - On line
Carga horária - 20 horas
Duração - 8 aulas / assíncronas
- 4 encontros de 1h / síncronos (bônus de lançamento)
- 4 Desafios para serem entregues
- Material Complementar - E-book
- Material Suplementar - Podcasts
Por que fazer esse curso?
Esse curso foi pensado considerando o desafio que a pandemia e a repentina implantação das aulas remotas instalaram no contexto da educação formal. A educação brasileira já não estava numa situação confortável, conforme os dados das avaliações internacionais e nacionais demonstravam e o advento da pandemia impôs ainda outras situações, que requerem o esforço de todos os profissionais da área e da sociedade em geral em seu enfrentamento. Dessa maneira, entendemos que essa seja nossa contribuição, subsidiar o professor, que está na frente dessa empreitada, que é assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes apesar dos pesares.
Conteúdo Programático
Aula N. 01 - Inaugural
-
Isabel Cristina Dias Lombardeiro Biondi / Flávia Moreno
Tema: AVALIAÇÃO COMO BÚSSOLA E MAPA
Roteiro - Parte I - Ensino Fundamental / Parte II - Educação Infantil
-
Por que, para que, quando e como avaliar?
-
Tipos de avaliação
-
Funções da avaliação
-
Mapeamento dos saberes
-
Intervenção
-
Acompanhamento
Aula N. 02
-
Elvira Souza Lima
Pesquisadora do desenvolvimento humano, neurocientista, musicista, antropóloga. Autora de vários livros e palestrante em diversos países, Doutora pela Sorbonne, Paris e Pós-doutorado na Stanford University, EUA. Dentro de suas inúmeras pesquisas traz o desenvolvimento neurológico da criança e suas implicações pedagógicas.
Tema - ALFABETIZAÇÃO NO "ENTRE MEIO" DA PANDEMIA
Roteiro
-
Considerações sobre a escrita
-
Cérebro e escrita
-
A experiência cultural e a escrita
-
A experiência tátil com a escrita
-
A experiência emocional da leitura e da escrita
-
A prática pedagógica e os problemas de ensino
Aula N. 03
-
Flávia Moreno
Tema - A ONDA PANDÊMICA: IMPACTO EMOCIONAL
Roteiro
-
Território emocional devastado
-
Respostas reativas
-
Afetividade X Cognição
-
Status - Aluno
-
Status - Professor
-
Status - Gestor
-
Estratégias de enfrentamento coletivo e individual
Aula N. 04
-
Isabel Cristina Dias Lombardeiro Biondi
Tema 1 - PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO I - Metodologias Ativas
Roteiro
-
O que são metodologias ativas para a educação?
-
Afinal, o que são metodologias ativas - princípios e fundamentos
-
Panorâmica das metodologias ativas ancorada na aprendizagem ativa
-
Aprendizagem Ativa: eixos fundamentais.
-
Fatores que contribuem para transformar o aluno em parceiros ativos da sua própria aprendizagem.
-
Apresentação de cinco habilidades que conduzem a aprendizagem ativa, resultado do trabalho com as metodologias ativas. São elas: o olhar criativo, a interdisciplinaridade, as competências socioemocionais, o compartilhamento de saberes e o potencial do ensino híbrido.
Aula N. 05
-
Ronaldo Ferreira Negrão
Mestre em Educação: Psicologia da Educação / Cursou Mestrado em Educação: História e Filosofia / Cursou Doutorado em Educação: Psicologia / Professor Universitário de 1982-2014 PUC-SP / Diretor pedagógico da Escola Planeta Terra - Cotia / Método co-interacionista. Assessoria para Rede Municipal de Educação do Município de Barueri na revisão, reconstrução e produção textual do currículo, assim como a organização da Base Curricular ancorada na BNCC nos anos de 2019 e 2020.
-
Tema - CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS CO-INTERACIONISTAS PARA A EDUCAÇÃO
Roteiro
-
Princípios do Inatismo
-
Princípios do Idealismo
-
Princípios do Interacionismo
-
Fenomenologia
-
Materialismo Dialético
-
Estruturalismo
-
Pragmatismo
Aula N. 06
-
Isabel Cristina Dias Lombardeiro Biondi
Tema - PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO II - Ensino Híbrido
Roteiro
-
Ensino Híbrido - o que é ensino híbrido - o que não é ensino híbrido - conexões com o ensino remoto e com o ensino presencial
-
modelo sustentado/modelo disruptivo
-
Ferramentas digitais
-
Ensino Híbrido e a BNCC
-
Cultura Maker - Educação mão na massa
-
Documentação Pedagógica
Aula N. 07
-
Maira Costa
Bacharelado e Licenciatura, com Iniciação Científica - Fundação Santo André. Pós-graduação em Fundamentos da Matemática - pelo MATHEMA em parceria com a UNIFRAN. Pós-graduação em Gestão Escolar – pelo Instituto Singularidade. Tem experiência de mais de 23 anos como Professora da rede particular e pública de ensino, lecionando Biologia e Matemática para o ensino fundamental II e polivalente na educação infantil e ensino fundamental I. Atuou durante 3 (três) anos como Coordenadora Pedagógica na rede particular de ensino. / Já atuou como Coordenadora Pedagógica do Projeto Sementeira (beneficente). Foi formadora de professores e Assessora Pedagógica pela Mathema, ministrando cursos a mais de 12 anos em escolas de Educação Infantil ao 5º ano.
Tema - ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Roteiro
-
O Brasil e seus resultados em avaliações em massa - Matemática
-
Lacunas do ensino de matemática na formação inicial de professores
-
Dificuldades apresentadas pelos alunos da Educação Básica
-
Estratégias de ensino de matemática
Aula N. 08
-
Flávia Moreno
Tema - PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Roteiro
-
Desafios da realidade da sala de aula diversa;
-
Potencialidade e Limites da formação pedagógica;
-
O papel do laudo médico mediante a deficiência do aluno;
-
A flexibilização ou adaptação curricular;
-
Deficiências sensoriais
-
Deficiências motoras
-
Deficiência intelectual
-
Transtorno Globais do Desenvolvimento
-
Transtorno de Aprendizagem
-
Dificuldade de Aprendizagem
Certificação: Participação de 80% nas aulas.