A equipe de profissionais da Clínica Maiêutica também atua junto a setores esportivos, afim de cuidar de atletas das mais diversas modalidades.
Recentemente, uma equipe especializada da Clínica Maiêutica acompanhou os atletas (garotos entre 12 e 17 anos de idade) que atuam como pilotos de motovelocidade da equipe Playstation Yamaha Racing, na Superbike Brasil.
Os psicólogos da Clínica Maiêutica, conversaram com os garotos competidores, assim que terminou a corrida, momento em que as emoções estavam afloradas. De acordo com a especialista em psicologia Flávia Moreno, é importante este contato nesta hora onde há um misto de frustração, raiva, tristeza, alegria e alívio. “Falamos sobre o impacto das emoções nos resultados alcançados, além da importância do autoconhecimento, para detectarmos alterações biopsicossociais no controle das emoções e consequentemente, dos nossos comportamentos”, avaliou Flávia Moreno.
Além do bate papo, que também contou com a participação da psicóloga Débora Leite, aconteceram treinos de respiração e explicações de como esses exercícios regulam as emoções. “Na oportunidade, os jovens atletas mencionaram que às vezes percebiam que - durante a corrida - perdiam a respiração, demonstrando entendimento do que se estava falando”.
A pressão e os riscos da corrida são intensos, mas alguns dos atletas conseguem entender que apesar do pódio ser o grande objetivo, o processo guarda coisas muito boas, como a partilha entre eles, a descontração, amizade.
O trabalho do psicólogo que atua na área esportiva é importantíssimo. Ajuda a fazer com que o atleta busque o equilíbrio, tanto físico quanto mental. O psicólogo do esporte trabalha no sentido de desenvolver no atleta maior percepção de seu corpo e mente. Os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante as competições, entre outras.
Yorumlar