top of page
Buscar
  • Foto do escritorClínica Maiêutica

Maiêutica também atua na área esportiva, equilíbrio de atletas nos momentos das competições

A equipe de profissionais da Clínica Maiêutica também atua junto a setores esportivos, afim de cuidar de atletas das mais diversas modalidades.


Equipe Playstation Yamaha Racing
Flávia Moreno Deborah Leite

Recentemente, uma equipe especializada da Clínica Maiêutica acompanhou os atletas (garotos entre 12 e 17 anos de idade) que atuam como pilotos de motovelocidade da equipe Playstation Yamaha Racing, na Superbike Brasil.



Os psicólogos da Clínica Maiêutica, conversaram com os garotos competidores, assim que terminou a corrida, momento em que as emoções estavam afloradas. De acordo com a especialista em psicologia Flávia Moreno, é importante este contato nesta hora onde há um misto de frustração, raiva, tristeza, alegria e alívio. “Falamos sobre o impacto das emoções nos resultados alcançados, além da importância do autoconhecimento, para detectarmos alterações biopsicossociais no controle das emoções e consequentemente, dos nossos comportamentos”, avaliou Flávia Moreno.


Além do bate papo, que também contou com a participação da psicóloga Débora Leite, aconteceram treinos de respiração e explicações de como esses exercícios regulam as emoções. “Na oportunidade, os jovens atletas mencionaram que às vezes percebiam que - durante a corrida - perdiam a respiração, demonstrando entendimento do que se estava falando”.


Flávia Moreno
Flávia Moreno

A pressão e os riscos da corrida são intensos, mas alguns dos atletas conseguem entender que apesar do pódio ser o grande objetivo, o processo guarda coisas muito boas, como a partilha entre eles, a descontração, amizade.


O trabalho do psicólogo que atua na área esportiva é importantíssimo. Ajuda a fazer com que o atleta busque o equilíbrio, tanto físico quanto mental. O psicólogo do esporte trabalha no sentido de desenvolver no atleta maior percepção de seu corpo e mente. Os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante as competições, entre outras.


Equipe Playstation Yamaha Racing
Equipe Playstation Yamaha Racing, na Superbike Brasil.

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page