Maiêutica Divide com você

| Série Escola - Conquistas e Desafios |

Tempo para todas as coisas​ | Texto 2

  O ano está voando, não é mesmo? Já estamos quase finalizando o segundo bimestre e em breve iniciam-se as reuniões de final de semestre. Para muitas famílias é um momento de alegria e realização, porém para outras pode ser um momento de sofrimento, caso a criança, por exemplo, não goste de frequentar a escola, tenha dificuldades na adaptação e/ou aprendizado, caso não tenha alcançado o desempenho esperado ou haja queixas de desatenção e comportamentos inapropriados.

  As dificuldades enfrentadas pelos pequenos, muitas vezes, está relacionada com a desorganização de sua rotina escolar, ocasionando uma má distribuição do tempo que tem como consequência a dificuldade para estudar. Dessa forma, se você ainda não estabeleceu com o seu filho uma rotina, talvez seja a hora de pensar nisso. Fortalecer a rotina é primordial para que a criança consiga se organizar e assim ter tempo para tudo, inclusive para aperfeiçoar aquilo que está em defasagem.

 A participação da criança nesse momento é importante, para isso, você pode sentar junto com o seu filho para montar um quadro da rotina (pdf abaixo), por exemplo, especificando os horários e o tempo de cada atividade, incluindo os horários das refeições e o horário para dormir e acordar. Além de ajudá-lo a se organizar, será uma oportunidade de ele saber quais os limites e as regras da casa.

É necessário separar um tempo, todos os dias, para que a criança faça a lição de casa e trabalhos, caso haja, e também para que estude. Criar uma rotina de estudos pode evitar muita dor de cabeça no período de provas e também pode diminuir as dificuldades de aprendizagem.

Para o período que a criança não está na escola, organize os horários conforme as atividades extracurriculares que possui, tais como cursos e atividade física. Estudos recentes afirmam que os exercícios físicos produzem novos neurônios e esses facilitam o aprendizado. Ou seja, caso a criança não faça, considerem juntos inclui-la na rotina.

Brincar ao ar livre, se movimentar, além de ser divertido trará muitos benefícios, inclusive pode até diminuir a tendência para comportamentos hiperativos em sala de aula, uma vez que a criança já teve a oportunidade para expressar toda a sua energia e vivacidade.

  É fundamental que a criança não fique sobrecarregada de tarefas, dessa maneira, incluir o tempo para o lazer e também o tempo para fazer o que quiser ou, até mesmo, para não fazer nada é essencial para o seu desenvolvimento.

Conforme for chegando a noite é interessante a criança diminuir o ritmo para que consiga dormir de forma tranquila. Evite eletrônicos, pois eles podem manter as crianças em estado de alerta e assim dificultam o sono.

 Lembrando que o sono é muito importante no processo de aprendizagem, pois é nesse momento que consolidamos na memória de longo prazo tudo que aprendemos ao longo do dia, por isso, é necessário que as crianças durmam no mínimo 8 horas. Dessa forma, todos precisam levar muito a sério esse momento, assim a criança conseguirá descansar e repor toda a energia que precisará para o dia seguinte.

  Não existe tempo certo para que a adaptação à rotina escolar ocorra. Cada criança tem seu tempo e o mais importante é que os limites dos pequenos sejam respeitados e que esses momentos sejam preparados com muito amor e cuidado.

 

Além disso, é primordial que a criança entenda que possui responsabilidades e que precisa cumpri-las. Confiar que elas são capazes e estar presente, incentivando e auxiliando, facilitará muito todo esse lindo caminho da escolarização. Até mais.

Caroline Felipe
Caroline Felipe Psicóloga Clínica Maiêutica

© 2019 Clínica Maiêutica. Todos os direitos reservados.